PV Responde - Portal do Vidraceiro

A partir desta edição, você que trabalha na área do vidro passa a ter uma assessoria especial para eliminar todas as suas dúvidas do dia-a-dia. A revista O Vidraceiro conta, para isso, com a valiosa colaboração do Professor Valter Galdino. Para participar desta seção, envie sua pergunta ou dúvida para o email site@portaldovidraceiro.com.br.

Valter Galdino da Costa atua no setor de vidros há 20 anos. É professor da Escola Técnica do Vidraceiro, formado em Designer de Interiores pela ABRA (Academia Brasileira de Artes), estudante de Engenharia Civil, integrante do CB-37 (Vidro Plano) da ABNT, e sócio-proprietário da Vidralum Soluções em Alumínio.

O vidro temperado pode voltar a ser um vidro comum?

Sim! Basta aquecê-lo novamente a aproximadamente 700° e não aplicar o jato de ar. As fábricas não fazem este processo, porque ficaria muito cara essa transformação.

Posso instalar vidro temperado em Guarda-corpo?

Não! Segundo a NBR 14718 (Guarda-corpo para Edificações) deve ser utilizado o vidro Laminado com PVB (Poli Vinil Butiral) para instalação do vidro temperado em Guarda-corpo. Acompanhei um caso, no interior de São Paulo, em que o vidraceiro instalou o vidro temperado no lugar do vidro laminado em um Guarda-corpo. Um dos filhos do cliente esbarrou no vidro (que quebrou) e caiu de uma altura de três metros.

Um Vidro Temperado explodiu sozinho. Pode ser choque térmico?

Não! O vidro temperado deve suportar o choque térmico, sim! NBR: 14698 (Vidro Temperado). Algumas fábricas não deixam o vidro aquecer pelo tempo correto, de acordo com a sua espessura. Isso pode fazer o vidro quebrar a qualquer momento.

Que tipo de vidro posso usar em envidraçamento de sacada?

Laminado com PBV (Poli Vinil Butiral) ou Vidro Temperado, desde que siga os padrões estabelecidos pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Alguns condomínios exigem o vidro Temperado com película de segurança, pois além do vidro temperado ser cinco vezes mais resistente que o vidro comum, a película de segurança segura os cacos, caso aconteça a quebra do vidro temperado.

Um cliente quer colocar vidro na lareira. Isso é correto?

Se o vidro for vitro-cerâmico, não tem problema. Ele nunca quebra com o calor, pois resiste a até 800º e a lenha normal arde a 200º, com picos um pouco superiores. Há empresas que arriscam instalar outro tipo de vidro. No entanto, deve ter o especial cuidado, no caso, de substituir o vidro original por outro tipo. O vidro temperado pode durar anos, se a temperatura não passar de 200º.

4 Comentários

    • Hoje em dia o mercado oferece diversos tipos de Kits para Box, no entanto alguns kits necessitam de medidas diferentes.
      Recomento que entre em contato com o fabricante do Kit e solicite informações sobre os tamanhos e folgas necessárias para a instalação do kit.

  1. Gostaria de saber se o vidro temperado passa algum calor se instalado em uma lareira ecológica?

    • Boa tarde Dolaci,
      O Vidro Temperado suporta uma temperatura de até 250°, mas não isola o calor como os vidros de fornos elétricos.
      Existe um vidro chamado Vidro Borosilicato que é utilizado para fornos de altas temperaturas.
      Mas se a ideia é somente fechar um ambiente, o vidro temperado atende sua necessidade mas, não é recomendado o fogo direto no vidro temperado!

Deixe uma Resposta